Criado em 1958, com seus mais 35.750 ha, localiza-se no sul do estado de São Paulo, abrange parte dos municípios de Iporanga e Apiaí

Governo de SP abre consulta pública para concessão de Parque Estadual (PETAR), em estudo de viabilidade desenvolvido pela Geo Brasilis

Governo de SP abre consulta pública para concessão de Parque Estadual (PETAR), em estudo de viabilidade desenvolvido pela Geo Brasilis 550 413 Geo Brasilis

ESTUDO DE VIABILIDADE | O Governo do Estado de São Paulo publicou, em 20 de outubro de 2021, a CONSULTA PÚBLICA nº 03/2021, o projeto de concessão de uso de bem público, visando à delegação à iniciativa privada para a realização de investimentos, conservação, operação, manutenção e exploração econômica da área da concessão, correspondente à parcela territorial contida dentro dos limites da Unidade de Conservação do Parque Estadual Turística Alto Ribeira – PETAR, para atividades de ecoturismo e visitação.

Como participar da Consulta Pública do PETAR

A consulta vai permitir que os interessados encaminhem suas contribuições e possam esclarecer as dúvidas sobre o processo. Poderão participar desta Consulta Pública pessoas físicas ou jurídicas. As informações se encontram no endereço: https://www.infraestruturameioambiente.sp.gov.br/2021/10/consulta-publica-no-03-2021/

O prazo para o envio das sugestões durante a consulta pública termina às 18h de 26 de novembro. O processo de concessão prevê também a realização de uma audiência pública, prevista para 25 de novembro, às 17hs, em ambiente virtual, e de reuniões junto aos órgãos e conselhos oficiais ligados ao meio ambiente.

Os estudos de viabilidade técnica, econômica e financeira foram contratados pela Fundação Florestal e desenvolvidos pela Geo Brasilis ao longo de 2020.

Sobre o PETAR

Criado em 1958, o Parque Estadual Turística Alto Ribeira, com 35,7 mil hectares, abrange parte dos municípios de Iporanga e Apiaí, limita-se com os municípios de Guapiara (norte e noroeste) e Itaóca (sudoeste) e tem continuidade territorial com o Parque Intervales. Os atrativos mais procurados do parque são as cavernas. O estado de São Paulo indica mais de 850 registros de cavernas e apenas no PETAR, existem mais de 400.

A caverna com maior desenvolvimento é a Santana, com mais de 8.000 m, enquanto um dos maiores desníveis é a caverna Água Suja, com 297 m. O PETAR apresenta ainda espécies de animais, como a onça-pintada e o muriqui, vegetação com alto grau de preservação.

O parque é destino popular para a prática de esportes de aventura e de atividades como educação ambiental, fotografia e observação da natureza.

O Parque PETAR tem sua área coberta pela densa e exuberante vegetação da Mata Atlântica

A GEO BRASILIS utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossa plataforma. Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade.
Privacidade