Criado em 1958, com seus mais 35.750 ha, localiza-se no sul do estado de São Paulo, abrange parte dos municípios de Iporanga e Apiaí

Geo Brasilis desenvolve estudo de viabilidade para concessão de Parque Estadual (PETAR)

Geo Brasilis desenvolve estudo de viabilidade para concessão de Parque Estadual (PETAR) 550 413 Geo Brasilis

Summary

O Governo do Estado de São Paulo lançou uma consulta pública (No. 03/2021) para um projeto de concessão de um parque público, especificamente a área dentro dos limites do Parque Estadual Turística Alto Ribeira (PETAR). A concessão visa delegar ao setor privado as responsabilidades de investimento, conservação, operação, manutenção e exploração econômica do parque para atividades de ecoturismo e visitação.
Estudos de viabilidade, realizados pela Geo Brasilis em 2020 e encomendados pela Fundação Florestal, abrangem aspectos técnicos, econômicos e financeiros.

ESTUDO DE VIABILIDADE PARA CONCESSÃO DE PARQUE | O Governo do Estado de São Paulo publicou, em 20 de outubro de 2021, a CONSULTA PÚBLICA nº 03/2021, o projeto de concessão de uso de bem público, visando à delegação à iniciativa privada para a realização de investimentos, conservação, operação, manutenção e exploração econômica da área da concessão, correspondente à parcela territorial contida dentro dos limites da Unidade de Conservação do Parque Estadual Turística Alto Ribeira – PETAR, para atividades de ecoturismo e visitação.

Como participar da Consulta Pública do PETAR

A consulta vai permitir que os interessados encaminhem suas contribuições e possam esclarecer as dúvidas sobre o processo. Poderão participar desta Consulta Pública pessoas físicas ou jurídicas. As informações se encontram no endereço: https://www.infraestruturameioambiente.sp.gov.br/2021/10/consulta-publica-no-03-2021/

O prazo para o envio das sugestões durante a consulta pública termina às 18h de 26 de novembro. O processo de concessão prevê também a realização de uma audiência pública, prevista para 25 de novembro, às 17hs, em ambiente virtual, e de reuniões junto aos órgãos e conselhos oficiais ligados ao meio ambiente.

Os estudos de viabilidade técnica, econômica e financeira foram contratados pela Fundação Florestal e desenvolvidos pela Geo Brasilis ao longo de 2020.

Sobre o PETAR

Criado em 1958, o Parque Estadual Turística Alto Ribeira, com 35,7 mil hectares, abrange parte dos municípios de Iporanga e Apiaí, limita-se com os municípios de Guapiara (norte e noroeste) e Itaóca (sudoeste) e tem continuidade territorial com o Parque Intervales. Os atrativos mais procurados do parque são as cavernas. O estado de São Paulo indica mais de 850 registros de cavernas e apenas no PETAR, existem mais de 400.

A caverna com maior desenvolvimento é a Santana, com mais de 8.000 m, enquanto um dos maiores desníveis é a caverna Água Suja, com 297 m. O PETAR apresenta ainda espécies de animais, como a onça-pintada e o muriqui, vegetação com alto grau de preservação.

O parque é destino popular para a prática de esportes de aventura e de atividades como educação ambiental, fotografia e observação da natureza.

O Parque PETAR tem sua área coberta pela densa e exuberante vegetação da Mata Atlântica

A GEO BRASILIS utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossa plataforma. Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade.